Pacientes que foram submetidos a cirurgias ou sofreram algum tipo de trauma neste período complexo podem e devem manter seus cuidados para a melhoria da qualidade da cicatriz.
O período inicial de cicatrização leva em média 21 dias, desde que o suporte nutricional do paciente seja mantido, afinal não se constroem tecidos orgânicos sem substrato.
O ideal é imobilizar a cicatriz pois quanto mais mobilidade ela tiver, maior a chance de um estímulo de colágeno no local e consequentemente maior a possibilidade de uma cicatriz hipertrófica ou queloideana.
Além da imobilização, a hidratação da área com cremes, pomadas ou óleos também ajudam a reorganização do colágeno local, e possibilitam a melhoria da qualidade da pele.
Claro que não podemos esquecer que qualquer trauma na pele, pode geram pigmentação pós inflamatória, que irá necessitar de um acompanhamento profissional, mas para evita-la orientamos evitar a exposição solar não só da área mas também do corpo como todo, pois podemos ter estimulo a pigmentação a distância. Em certos casos, o uso de Protetores Solares com FPS > 50 é fundamental para segurança das áreas traumatizadas, seja em uma cirurgia na face ou no corpo.
Lembramos que uma cicatriz não some completamente, mas com os cuidados adequados, pode se tornar bem discreta e com boa qualidade.
Siga sempre as recomendações do profissional ou equipe responsável pelo seu atendimento médico e faça uso regrado das medicações prescritas.
Até Breve.
Compartilhe: