Após a realização das consultas de avaliação e uma vez estabelecido o plano de tratamento é importante que as regras orientadas pela equipe sejam seguidas, mesmo no pré-operatório.
Se durante o preparo foi evidenciada a necessidade de perda de peso, isso ocorreu com objetivo de produzir um melhor resultado tanto para o contorno corporal quanto para a sua saúde, como um todo. Porém, esse emagrecimento deverá ser realizado com critério, sem exageros comuns de dietas mirabolantes como as líquidas exclusivas sem indicação, as da “Lua” ou das Sopas. Essa perda de peso poderá ser melhor acompanhada com a participação de seu endocrinologista ou nutricionista, quando não for possível realizá-la sozinho (a).
Para estes pacientes sugerimos que todo e qualquer planejamento para cirurgia plástica deve ter a anuência de seu cirurgião bariátrico, que estará lhe acompanhando e poderá dizer qual o melhor momento para uma avaliação com vistas a cirurgia plástica reparadora.
Na ocasião do pré-operatório, serão solicitados exames laboratoriais e complementares para avaliar possível alterações clínicas que por ventura possam ainda existir. Exames estes adaptados caso a caso mas, geralmente, em número menor do que aqueles solicitados para a realização da própria cirurgia bariátrica.
No caso de medicações, como repositores vitamínicos e de ferro, estas não deverão ser suspensas (a não ser no dia da cirurgia), pois sua manutenção possibilita uma maior resistência não só ao ato cirurgico em si como também a qualidade do próprio pocesso cicatricial.
Compartilhe: