Os preenchimentos faciais podem ser empregados para atenuação de rugas de expressão, predominantemente na porção inferior do rosto, assim como reposição de volumes faciais perdidos por emagrecimento ou atrofia dos tecidos pelo envelhecimento, ou mesmo para embelezamento no caso de reforçar as maças do rosto, projetar o queixo ou mesmo melhorar o contorno de mandíbula.
Aquelas rugas que envolvem os lábios (código de barras) ou a sua lateral como os famosos “Bigodes de Chinês”, atualmente tem que ser avaliados em conjunto com o terço médio do rosto, pois podemos tratar outras áreas que irão atenuar sua profundidade e dar um resultado mais natural.
O aumento dos lábios que têm pouca expressura e/ou projeção (seja por constituição genética ou por perda de gordura), também são facilmente corrigidos com pouco olume de preenchimento.
Imperfeções faciais por acidentes, cicatrizes de acne, ou seja, depressões da pele em geral também são tratados com alguns preenchedores. Existem diversos materiais que se propõem a esta prática, mas a determinação do melhor produto será avaliada caso a caso. Entre os materiais mais empregados estão o Ácido Hialurônico com suas diversas concentrações e os bioestimuladores de colágeno (ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e poliglecaprone). O que varia é a durabilidade e evolução clínica de cada um.
Estes tratamentos podem ser realizados no consultório, com uso de pomadas anestésicas, em uma hora de tratamento. Se necessário, pode ser dividido em 2 sessões para maior conforto do paciente.
Importante ressaltar que este tipo de tratamento tem função preventiva, corretiva ou complementar à cirurgia plástica , mas não substituem a indicação de um “Lifting de Face” quando há necessidade de um tratamento mais amplo.
Existem diversos fabricantes que produzem preenchedores faciais de qualidade, variando na concentração do gel e sua viscosidade.
Os produtos são importados com registro na ANVISA, produzindo aumento do volume facial em áreas que estejam com sulcos pronunciados, além de estimular a hidratação local e regeneração de colágeno na região a ser tratada, ocasionando o rejuvenescimento da pele. Os preenchedores faciais, em geral, não causam alergias.
São recomendados para o tratamento de diversas áreas da face sulcos na região nasolabial e de cicatrizes de acnes. O produto suaviza as marcas da idade além de possibilitar o aumento e o melhor delineamento do contorno dos lábios. Seus efeitos podem durar cerca de doze meses, sempre com algum grau de criação de colágeno local o que permite o não retorno a estaca zero (isto é, sem tratamento).
A aplicação é simples, podendo ser realizado em uma ou duas etapas, com intervalo de uma semana entre cada uma. São usadas cânulas ou agulhas finas para injetar o produto na pele. A região a ser tratada recebe anestesia local, seja através de uma pomada tópica ou, no caso da região labial (mais sensível à dor), por injeção. Todo o procedimento dura por volta de 40 minutos. Uma grande vantagem é que as aplicações para manutenção do tratamento são feitas com doses menores que as aplicadas nas primeiras doses.
Engana-se quem acha que só as mulheres buscam o tratamento c/ preenchedores faciais. Os homens encontram seu lugar aqui também, uma vez que o procedimento pode ser feito de forma discreta com retorno as atividades imediatamente.
O Ácido Polilático (SCULPTRA®) é um bioestimulador de colágeno absorvível sintetizado em meados de 1950 e, na medicina, é utilizado para diversos fins, como fios de sutura e tratamentos ortopédicos. É um tratamento moderno para rejuvenescimento e combate à flacidez, tanto do rosto quanto do corpo. São injeções de ácido poli-L-láctico que estimulam a produção das fibras de colágeno em até 66% em três meses, com durabilidade dos resultados de até dois anos. Integra-se naturalmente ao tecido e produz uma reação de formação de colágeno durante sua absorção pela área aplicada. É completamente estéril, biocompatível e biodegradável. Dispensa teste alérgico prévio, podendo ser aplicado após diluição, 48hs antes da aplicação. Seu efeito exige a aplicação de 2 a 3 sessões na área escolhida, pois é em sua absorção que as fibras colágenas são formadas, atingindo seu efeito ideal após 3 meses. Possui durabilidade de aproximadamente um ano para alguma revisão, sendo os efeitos cumulativos e progressivos. Na pele, será responsável pela manutenção de algum volume, com grande efeito na melhora da qualidade da pele, fazendo com que tenha uma aparência saudável e revitalizada. Uma vez na pele, aumentando o volume intersticial, diminuindo significativamente as linhas de expressão e também proporcionando correção estética. Podem ocorrer reações locais, eventualmente, manifestadas por edema e inflamação , facilmente tratadas com medicação específica, se necessário.
Compartilhe: