A toxina botulínica é uma potente neurotoxina obtida a partir da cultura de Clostridium Botulinum. Atua na terminação colinégica, bloqueando a liberação da acetilcolina na placa neuromotora e levando a paralisia muscular, esta paralisia musculares na face, leva a uma importante melhora nas linhas de expressão e sinais de envelhecimento. São conhecidos 8 sub tipos da toxina, sendo a utilizada para os atuais tratamentos a do tipo A. É um produto de fácil aplicação e com ótimos resultados, tanto para a área clínica (blefaroespasmo, espasmo hemi-facial, torcicolo espasmódico) como para a estética.
O inicio do resultado da aplicação deve ser observado em até 72 horas, com efeito máximo a partir de 10 a 15 dias, podendo variar de paciente para paciente. O resultado dura de 4 a 8 meses. A recuperação da transmissão do impulso nervoso ocorre gradualmente como um novo nervo terminal e o contato é feito com a placa motora pré-sináptica, um processo que leva de 6 a 8 meses .
As dosagens e concentrações a serem aplicadas podem variar de acordo com cada paciente. Não existe aplicação da toxina igual. Cada paciente é único, podendo necessitar apenas do tratamento no terço superior da face (em sua maioria), mas também nas demais áreas da face de acordo com a formação das rugas de expressão, do sorriso gengival, da contração do queixo, o que poderá aumentar o consumo de produto durante a aplicação.
Após a aplicação é recomendável manter a cabeça elevada, evitar falar e rir muito nas primeiras 4 horas. Não é permitido deitar neste período, qualquer tipo de atividade física deve ser feita após 4 horas. Não massagear a área de aplicação e evitar exposição solar durante 48 horas.
Compartilhe: