CIGARRO x CIRURGIA PLÁSTICA

O hábito de fumar pode ser bem relaxante, mas será que vale a pena os riscos? Então, é disso que estamos falando.

Compartilhe:

Você realmente acredita que uma roleta russa pode ser vencida facilmente?

Vocês sabiam que 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo direto e 1,2 milhão são vítimas de fumo passivo?.
Esses dados são da Organização Mundial de Saúde, referendados pelo Instituto Nacional do Câncer,  e chamam atenção para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo.

Nesse dia, todos nós médicos, gostaríamos de chamar a atenção e aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema).

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina. A substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial, o que pode levar à isquemia e ao infarto agudo do miocárdio.

E considerando os aspectos estéticos, o tabagismo prejudica a qualidade da pele, em sua textura e hidratação, pois a vasoconstrição impede que os nutrientes cheguem a superfície, o que numa cirurgia plástica pode levar a um quadro bem complexo de sofrimento vascular das suturas e até necrose de algúm tecido.

Além do mais, não tem mais nenhuma elegância nisso né?

Cheiro, gosto, cabelo, entre outros aspectos, geram muitos aspectos negativos a serem considerados.

Nesta confusão causada pelo Covid-19 ainda, não será nada favorável perder defesas respiratórias…

Então, não tá na hora de parar?

Faça opção pela sua saúde! Agora!

IPANEMA

TIJUCA

Compartilhe: