A rinosseptoplastia é a cirurgia que combina o tratamento de desvio do septo com a correção de defeitos estéticos do nariz.
Trata-se de uma cirurgia realizada para corrigir defeitos funcionais, ou seja aqueles que prejudicam o funcionamento normal do nariz, associada à correção de problemas estéticos que venham a provocar desarmonia entre o nariz e o restante da face.
Quando existe a indicação dos dois procedimentos, o ideal é que sejam realizados numa mesma cirurgia e com a presença do otorrino preferencialmente, já que ele possui o conhecimento necessário das doenças nasosinusais.
A combinação dos dois procedimentos costumam trazer um resultado do pós operatório melhor, tanto da parte estética quanto da parte respiratória, gerando um resultado mais satisfatório quando existem defeitos funcionais.
O paciente pode apresentar um desconforto e dores leves, que podem ser resolvidas com analgésicos tradicionais.
Uma das grandes vantagens é que a retirada de fragmentos do septo nasal fornece cartilagem necessária para a enxertia nasal numa Rinoplastia Estruturada, que vem a ser o tratamento que garante resultados mais duradouros.
Quando falamos sobre cirurgia de nariz, há duas filosofias cirúrgicas que podem ser utilizadas: a redutora e a estruturada. Ambas podem ser realizadas no caso de uma primeira rinoplastia, porém no caso de uma rinoplastia secundária, ou seja, uma cirurgia que visa corrigir insatisfações de uma cirurgia de nariz anterior, a técnica estruturada é a mais indicada.
A rinoplastia estruturada é uma técnica desenvolvida na década de 1990 nos Estados Unidos visando atender uma demanda antiga do procedimento: reduzir os casos de alterações nasais anos depois da realização da cirurgia.
Na filosofia estruturada se faz uso de cartilagem autóloga, ou seja, do próprio paciente e extraída do próprio nariz, orelhas ou costela para fazer enxertos que reforcem as estruturas do nariz. Assim, o reforço ao suporte permite que sejam realizadas vigas de sustentação com o objetivo de manter as estruturas nasais como moldadas pelo profissional.
Na técnica também se pode realizar a interrupção dos ligamentos cartilaginosos para possibilitar a moldagem das estruturas nasais de acordo com o desejo estético do paciente. Além de reduzir, é possível aumentar as estruturas do nariz por da rinoplastia estruturada.
Se for este seu caso, procure sempre um Cirurgião Plástico chancelado pela SBCP.
#cirurgiaplastica #rinoplastia #rinoplastiaestruturada #septoplastia
Compartilhe: